Dicas

Por que o pavimento intertravado é considerado melhor do que o asfalto

Você já deve ter percebido que o piso intertravado de concreto tem sido a opção escolhida para maioria das vias públicas, praças, calçadas e loteamentos.
Isso ocorre por uma série de fatores. Abaixo vamos listar os principais.


Temperatura:

Uma das principais características que torna o intertravado de concreto diferente do asfalto é a temperatura. Estudos realizados apontaram que o asfalto absorve mais calor que o piso intertravado. Portanto, o caminhar torna-se muito mais confortável quando a pavimentação for feita neste material.

Estética e manutenção:

E um dos principais pontos a favor do intertravado é que em caso de manutenção, o reparo fica praticamente imperceptível, ao contrário do asfalto, no qual as emendas são visíveis. No caso do piso, se houver algum problema, basta retirar os blocos, fazer o reparo e depois recolocá-los (é quase um quebra cabeças!).

Ecológico:

Os intertravados auxiliam no escoamento da água e diminuem o risco de enchentes. Isso acontece, pois o intertravamento dos blocos permite a passagem da água das chuvas, que retornam ao lençol freático com muito mais facilidade. O asfalto no entanto, tem características contrárias às citadas. Afinal, eles não apresentam juntas de escoamento.

Qualidade:

As peças são produzidas em ambientes industriais altamente controlados e passam por testes de um rigoroso sistema de qualidade. Somente depois são transportadas para os locais onde serão aplicados, diferente do asfalto em que todo o serviço é realizado no local de aplicação.

Mão de obra:

Outra vantagem da utilização dos pré moldados de concreto na pavimentação é o baixo custo da mão-de-obra. Ao invés de mobilizar grandes equipes e máquinas para realizar durante dias a pavimentação asfáltica, a colocação das peças de concreto pré moldado demanda equipes enxutas. 

Gostou da nossa dica? Continue acompanhando nosso blog, pois sempre teremos novidades.